quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cotas para negros em universidades: Um retrato negativo do Brasil.

Hoje o Supremo Tribunal Federal vota 3 ações sobre a manutenção das cotas para negros em universidades. Apesar da "beleza" deste tipo de ação, uma análise mais profunda traz até nós dois retratos do Brasil.

Ministros do STF no julgamento do processo que envolve a questão das cotas.

1°) Nunca deixamos de ser essencialmente preconceituosos.

Como explicar para seus filhos que brancos e negros são iguais em dignidade e ao mesmo tempo explicar que os dois grupos tem diferentes formas de tratamento no ensino superior? A sociedade só pode ser verdadeiramente igualitária se todos forem iguais em deveres e direitos. E estes direitos não podem interferir no direito do outro. É questão de pura justiça. Será justo o negro que tira nota 7 ter preferência a uma vaga frente a um branco que tira nota 8?

Os grupos que defendem a prática responderão: "Mas o negro tira nota 7 porque não teve acesso à mesma qualidade de educação que o branco teve. Além disso, refere-se a uma questão de justiça histórica pelos tempos de marginalização do negro."

Quanto ao argumento da justiça histórica, pergunto: É certo remediar discriminação com mais discriminação?

Já o argumento sobre a qualidade da educação no leva a questão: Todos os negros recebem educação de péssima qualidade? Somente negros recebem educação de péssima qualidade? Isso nos leva também ao segundo retrato;

Qualidade na educação é real e profunda solução para estes problemas.

2°) O Brasil costuma tomar medidas "tapa-buraco" que não resolvem os problemas em sua essência.

Estabelecer cotas em universidades é muito mais prático, barato e aparentemente justo do que investir em educação de qualidade para todos, negros e brancos. Pois se tivéssemos qualidade no ensino público, mesmo com o retrospecto de discriminação, teríamos igualdade de oportunidades entre todos e ajudaríamos não só os negros, mas todos os socialmente excluídos.

Espero que o STF entenda isso, mas me baseando nas recentes "cagadas" que a suprema corte tem tomado, já não posso esperar boa coisa.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os cuidados com uma festa de formatura

Olá amigos (ou inimigos) leitores.

No início deste ano passei por um dos momentos mais marcantes da minha vida: minha formatura em um curso superior. Quem viu os eventos usados para comemorar este momento ou pode dar uma conferida nas fotos vê muita beleza, muita felicidade e realização. É, tudo isso tava lá mesmo. Mas por trás estava também muito trabalho, estresse e principalmente, dinheiro.
Apesar do trabalho, vale a pena...

Dinheiro. Tudo que tiver dinheiro no meio pode se tornar uma grande dor de cabeça. Qualquer erro ou desatenção pode fazer com ele seja perdido ou até roubado, como aconteceu com o grupo que chegou na festa e não tinha nada ou como os estudantes de Teresina, cuja empresa contratada sumiu com o dinheito pago.
Estudantes fora passar a formatura na porta da delegacia depois de sofrerem um golpe.

Além do mais, ao nos darmos com uma formatura, estamos mexendo com várias pessoas, cada uma com suas opiniões, gostos e temperamentos, o que em certo ponto pode se tornar uma enorme confusão. Quem cuida do dinheiro tem sua honestidade questionada. Quem está a frente é acusado de ser beneficiado em um ou outro aspecto. E pra piorar, sempre tem os sabidinhos que querem tirar mesmo alguma vantagem.

Por essas e outras, quem pensar em fazer parte de uma comissão de formatura tem que bastante paciência, ou como diz o povão, "sangue no olho".

Baseado em minha experiência de formatura fiz essa grande postagem com dicas para a hora do "estão todos formados"!

1 - Converse cedo sobre a festa de formatura.

Um grande erro de uma turma com relação aos eventos de formatura é deixar para pensar sobre isso apenas nos últimos períodos. Isso aconteceu com minha turma. Apesar de eu achar que tudo correu bem, sempre tem aquela coisa que podia ter sido melhor, ou ser mais bem feita, ou aquela ideia sensacional que não saiu do papel porque tudo foi muito rápido. Além do mais, é uma grande burrada cuidar do "grosso" do evento no último período, em meio a estágios e monografia.

2 - Forme uma comissão de formatura.

Com aquele lance de democracia, acabei cometendo um grande erro: fui com um discursso de "todos nós somos a comissão de formatura" e vi que isso não funciona. Uma comissão tem que ser formada, pois se todo mundo tiver poder para fazer algo ocorrerá uma grande confusão de ideias, o que pode levar a muitas brigas. O correto é qua haja uma votação em que a turma se comprometa a aceitar as decisões da comissão que deve ser formadas por pessoas de atitude, que corram atrás do que é preciso ser feito.

3 - Deixe bem claro as cartas sobre a mesa.

É preciso ser claro em relação a problemas que podem surgir no decorrer do curso. Combinar como ficará a situação de alunos que abandonarem o curso ou não serem aprovados para a formatura é essencial. Prestar contas sobre o dinheiro e o trabalho da comissão também é importante.

4 - Corte o mal pela raiz.

Lembra do que eu falei sobre os sabidinhos que querem tirar vantagem? Entrei nessa de formatura por causa disso. Descobri que uma única pessoa estava fazendo ao seu gosto todos os detalhes da festa de formatura e que inclusive já tinha fechado informalmente com uma empresa sem uma única consulta à turma/comissão. Levei o caso à turma e a coisa se transformou numa guerra quando as pessoas começaram a tomar partido. Diante de tantas picuinhas, por várias vezes foi necessário ser duro e falar alto. Se você está do lado da verdade, isso sempre funcionará.

5 - Arrecade dinheiro com antecedência.

Formatura custa caro! É importante que seja criado um fundo para ela, administrado por uma pessoa que sempre preste conta de cada sentavos em balancetes no mínimo semestrais. Rifas, bingos e festas para arrecadar verba acabam servindo como grande alívio. Importante sempre combinar como será a distribuição desse dinheiro conforme a participação de cada aluno nestes eventos. Se aquele cara que manteve o corpo mole reinvindicar um dinheito que não merece faça como no item 4, seja duro e se for necessário leve o cado à turma.
Festa nos ajudou a ganhar dinheiro. Pena que foi só uma...

6 - Busque parceiros.

Já foi o tempo em que era ridículo conseguir patrocínio para festas. Depois que tudo acaba você passa a dar bem mais valor ao dinheiro que gastou e pensa "porque não fomos atrás de colaboradores?" Festas de formatura tem muita gente e marcas são bastantes expostas a essa pessoas, ou seja, todos ganham com o marketing que pode vir em telões ou com aquela chamada pelo músico da festa. Agora se você for orgulhoso demais pra exibir propaganda, prepare o bolso. Essa dica leva inevitavelmente a próxima...

7 - Trabalhe com o que tem na mão e não confie em promessas.

Em véspera de ano eleitoral fomos atrás dos prá-candidatos. Recebemos várias doações de políticos. Apesar do senso comum, acredito que alguns nos ajudaram desinteressadamente, o retrospecto sempre mostrou a simpatia de certos polítcos com a causa do meu curso, muito ligados às questões socioambientais. E os outros queriam mesmo eram nossos votos. Muitos desses, e alguns outros não políticos nos prometeram "mundos e fundos", na hora "H" porém, não cumpriram com suas promessas nos deixando numa situação desesperadora que, graças a Deus, conseguimos contornar. Só faça planos com o que tiver na mão. Se depois vier, que bom, desconte dos gastos de cada um. Se não vier, pelo menos todos estarão preparados.

8 - Hora de pechinchar

Várias empresas porcuram comissões de formatura para mostrar seus produtos. São empresas de foto, buffet e cerimonial que apresentam todo tipo de serviço. É sempre bom não se encantar com a primeira que vier e fazer comparações. No caso da minha turma, fizemos um slide em forma de planilha com toda a comparação. Nem sempre o mais barato é melhor, pode ser aquém do que a turma quer. Analise o que cada um está disposto a gastar pra ver o que melhor se encaixa ao perfil econômico e ao gosto de todos. Lembra dos parceiros? Nessa hora tudo o que você já tem de material (aquele banda contratada por fulano ou aquela bebida dada por beltrano) deve ser descontada do orçamento aqui.

9 - Cuidados com a escolha das organizadoras de eventos.

Comcei esse post com o golpe que os alunos lá sofreram. E por isso essa é a dica mais importante. São muitas as empresas que hoje prometem a organização de eventos e é preciso muito cuidado para não levar gato por lebre. O medo porém pode fazer você escolher errado também. Não é porque a empresa é de sua cidade que é mais seguro fazer negócios com ela do que com uma de fora. Em um primeiro momento optamos por uma empresa de Teresina/PI para o buffet e uma de São Luís/MA para as fotos. O medo fez com que acabássemos trocando a empresa piauiense por uma local. Além de termos gastado mais, abrimos mãos de brindes dados pela empresa que poderíamos ter rifado. Mas a turma ficou muito polarizada e acabamos ficando com um trabalho infeior ao que poderia ter sido. Lembra do que eu falei sobre muita gente dando pitaco?... Mas essa desconfiança também nos deu vantagens. O contrato com a empresa de fotos, por exemplo, foi meticulosamente estudado. Convencemos a empresa a criar cláusulas que nos davam segurança como a que não nos dá a obrigação de comprar os álbuns se o resultado das fotos não for satisfatório e de pagar somente no ato da entrega. Claro, em troca, a empresa teria exclusividade na cobertura dos eventos. De qualquer forma, não pagamos pelo duvidoso.
Após o contrato, não saia do pé da empresa: veja como estão os trabalhos, exija o cumprimento dos prazos.... fiscalize tudo! Principalmente nas semanas anterioes aos eventos.
É importante pesquisar sobre a empresa, ver se ela não possui pendências nem reclamações. E não se intimidar: ouvimos muitas piadinhas de empresas locais não satisfeitas com a "importação". Nessas horas, amigos amigos, negócios a parte.

10 - Agende prazos.

Convites, senhas... Tudo tem que ter uma data para ser resolvido ou entregue. Você não vai querer uma pendência no dia da festa né? É preciso tambem roteirizar as cerimônias e deixar cada um ciente de sua parte. Tudo de ultima hora vira uma bagunça. Tive muitos problemas com isso. E lembre: além da festa há missa, colação e o que mais estiver programado pra se preocupar.

11 - Seja honesto.

Todo mundo quer tudo direito, mas nem sempre querem pagar pra ter tudo direito. Nessa hora é preciso ter peito pra cobrar e se for o caso usar novamente a dica 4. Não pagou? Tá fora.

12 - No dia do evento.

Meu caro, não dá pra chorar o leite derramado nem resolver nada na hora de mandar ver. Algo deu errado? Relaxa, curta a festa. Até hoje tenho a sensação de que poderia ter curtido mais se tivesse me preoucado menos com o resto.

13 - Deixa claro o que é coletivo e o que é individual.

Sempre há aqueles que querem levar sua própria comida ou bebida ou decoração na hora da festa. Deixe bem claro o que pertence a turma e o que não pertence. Não misture as coisas ou correrá o risco de beber aquela cerveja que não é sua e depois isso dar briga.

14 - Sobrou dinheiro? Puxa!!!

Sobras são mais comuns do que se pensam quando tudo está bem planejado. Muitos optam por dividir tudo e "boa viagem". No meu caso tivemos uma ideia otima: fizemos um passeio para um paraíso do Maranhão e encerramos tudo com chave de ouro.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que está acontecendo com o STF?

Estamos vendo agora na mais alta instância da justiça brasileira uma vergonhosa demonstração de como os ministros alinhados ao pensamento comunista do PT (a maioria dos ministros foram nomeados por Lula e por Dilma) estão a cada decisão banalisando cada vez mais o amor, a família e o direito. Enquanto escrevo este texto (19:30 11/04/12) a votação sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos está com 5 votos a favor e apenas 1 contra.
Vemos como o idividualismo, o comodismo, e falta de amor impera sobre as decisões do STF: na iminência de um feto natimorto, prefere-se eliminar logo o "estorvo" a crer-se na possibilidade de uma sobrevida, que ao contrário do que tentam plantar na cabeça da sociedade, existe.


 

Não está sendo considerado também o caso de erros em exames, o que é bem mais comum do que se pensa. Além disse, como já ocorreu em outros países, a liberação do aborto em casos como de anencéfalos é apenas o primeiro passo para se defender este crime contra a vida em outros casos, como em diagnósticos de Sindrome de Down, ou até mesmo no apoio ao infanticídio como já acontece na Inglaterra e eu comentei nest post.