sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Jornalistas" pedreirenses: carniceiros do noticiário local.

Há algum tempo, postei aqui no blog um texto sobre a irresponsabilidade e o sensacionalismo da mídia, que totalmente alheia ao sofrimento de quem quer que seja, não mede esforços em transformar as piores situações possíveis em um show midiático.

Esta situação aqui na cidade de Pedreiras, longe dos olhos fiscalizadores dos órgãos de comunicação, é particularmente pior. O show midiático revela posturas por vezes sádicas de quem se diz jornalista nesta cidade.

Hoje, a prática do "jornalismo carniceiro" chegou a extremos. Um homem morreu eletrocutado enquanto efetuava serviços em um poste no bairro do Engenho. Uma tragédia que deixou uma orfã de pai, além de parentes e amigos arrasados.

A notícia, como seria normal, foi dada em todos os "telefornais" locais. O problema foi, ante uma enorme falta de sensibilidade, respeito e moral, mostrarem explicitamente o corpo do rapaz pendurado no poste, uma cena tão chocante quanto o fato em si. Isto, em plena hora do almoço. Como não bastasse, alguns canais (todos as tv's locais são ligadas a grupos políticos) usaram politicamente do fato, jogando indiretas a um ou outro "responsável" pelo incidente.

Há muito tenho repúdio pelo pseudo-jornalismo local, principalmente pela hipocresia demonstrada pelos seus "comunicadores" e a nojenta briga política pedreirense, mas este tem se intensificado desde uma cena que presenciei na Delegacia de Polícia Civil de Pedreiras em maio deste ano: estando lá para retirar um 'nada consta' de antecedentes criminais, vi que "jornalistas" de todos os canais locais ficavam lá, de 'plantão', esperando que algo acontecesse para que fosse noticiado em seus programas. Diante da falta de um acontecimento relevante, um "repórter" de uma TV trizidelense virou-se para o colega de uma TV pedreirense e disse: "Poxa, tem dia que não acontece nada!"


PQP³!!!!!!! Desrespeitar o sofrimento alheio é um horror, mas TORCER para que uma ocorrencia polical aconteça é o FIM DA PICADA!!!

O pior é ver as autoridades públicas totalmente indiferentes aos absurdos que a tv local comete. Mostrar cenas como essa na TV é no mínimo uma infração. Tudo isso patrocinado pelo lucro das empresas que pouco importam-se com que tipo de conteúdo associam suas marcas.

Absurdo!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Agora é cobrar!

Propostas de Totonho Chicote. Fonte: TSE (Clique para ampliar)
Eleito com 54,63% dos votos, Totonho Chicote agora tem um compromisso moral a cumprir a partir de 1° de janeiro. Depois da enchurrada de promessas nas últimas semanas, é essa sua missão nos próximos 4 anos. Esperamos que o pedreirenses, pricipalmente os que festejaram tanto a democracia, passem agora a fiscalizadores e cobradores do que foi depositado nas urnas.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fakes: As máscaras dos covardes invadem a internet

Chegamos à reta final da campanha eleitoral em Pedreiras. Nestas eleições tá difícil escolher candidato: todos têm qualidades e defeitos e a coisa gira mais em torno de escolher o menos ruim.
Em nossa cidade conhecemos bem o tipo de baixaria que rola nesse momento: são panfletos pra cá, acusações pra lá... pode-se esperar de tudo.
A eleição de 2012, porém, tem um ingrediente que pouco teve influência em pleitos passados: a internet. Este meio de comunicação de fácil e interativo acesso aumentou o leque das possibilidades da baixaria eleitoreira e adicionou novos personagens que agem na falsa promessa do anonimato virtual: os fakes.

Fake é uma palavra que em inglês significa falso, boato, trambique, e eles invadiram a internet, em redes sociais e blogs, pra apimentar e descer cada vez mais o nível da campanha.

Coincidência ou não, a grande maioria deles (se alguém souber algum ligado a outro candidato, informe nos comentários) é ligada à campanha do candidato Totonho Chicote, o candidato favorito na votação do próximo dia 7. Em geral, são perfis criados recentemente, costumam falar palavras de baixo calão, gostam de espalhar boatos e piadinhas com os candidatos opositores e ofender ou ironizar quem não se alia a seu candidato (estou esperando uma enchurrada de palavras feias com esse texto), chamando as pessoas preferencialmente de falsos (que paradoxo!).

Uma breve navegada pelo Facebook mostra como este tipo de jogada baixa tem se proliferado na rede.

Fakelândia do Facebook, reflexo dos eleitores de Totonho Chicote?
De novas "figuras" (tem até um inspirado no Pe. Zé Geraldo) ao conhecido Pedras Verdes, que ultimamente vem visivelmente jogado no time do chicote (os eleitores destes irão morrer dizendo que não), temos a cada dia que engolir em alguns deles palavrões, acusações e piadas do mais baixo nível e gosto. A rede é impossibilitada de um debate sério, civilizado e sensato, pois logo um destes entrará na conversa com gritos de "É 10! É 10!" e similares.

A internet infelizmente ainda não possui o "Piiiiii" da TV
Na "eleição-futebol", onde a torcida ganhas ares esportivos e nada sérios e o futuro e o bem do povo é o que menos importa, são constantes os manifestos asquerosos na surdina virtual, reflexo talvez da cultura dos panfletos que brotam nas ruas no meio da madrugada. Sobra pra todo lado, e o que era pra ser crítica, torna-se baixaria.

Respeito não é a qualidade dos "fakes falsos"

Vai, a baixaria até que foi criativa!
Oremos a Deus para que em caso de vitória de Totonho, nossa cidade não se tranforme num enorme cabaré, cheio dos mais baixos sentimentos, sendo esta vitória uma espécie de aprovação das atitudes destas pessoas.

Devido à polêmica sobre a frase acima, me vejo na obrigação de explicá-la, pois há pessoas que acham que "peguei pesado". Pois bem, de modo algum quis citar a eleição de Totonho como a conversão de Pedreiras em um cabaré. Desejei, isso sim, que as pessoas aqui criticadas, os fakes, não entendam a vitória de Chicote como uma aprovação ao modo como se expressam, tornando assim a cidade um cabaré com esse entendido "aval".
No mais, gostaria que vissem novamente a segunda figura desta postagem e me respondam: fui eu mesmo quem peguei pesado?

P.S. Citar oração, Deus, fé, também é perigoso. Logo temos que ouvir termos com "hipócritas", "ratos de igreja" e afins. Deixar Deus de lado é mesmo pressuposto óbvio pra tanta maldade junta.

ATUALIZADO EM 03/10/12

Diante da infeliz resposta do perfil Pedras Verdes a esta postagem, posto a explicação que dei a ele.