sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Jornalistas" pedreirenses: carniceiros do noticiário local.

Há algum tempo, postei aqui no blog um texto sobre a irresponsabilidade e o sensacionalismo da mídia, que totalmente alheia ao sofrimento de quem quer que seja, não mede esforços em transformar as piores situações possíveis em um show midiático.

Esta situação aqui na cidade de Pedreiras, longe dos olhos fiscalizadores dos órgãos de comunicação, é particularmente pior. O show midiático revela posturas por vezes sádicas de quem se diz jornalista nesta cidade.

Hoje, a prática do "jornalismo carniceiro" chegou a extremos. Um homem morreu eletrocutado enquanto efetuava serviços em um poste no bairro do Engenho. Uma tragédia que deixou uma orfã de pai, além de parentes e amigos arrasados.

A notícia, como seria normal, foi dada em todos os "telefornais" locais. O problema foi, ante uma enorme falta de sensibilidade, respeito e moral, mostrarem explicitamente o corpo do rapaz pendurado no poste, uma cena tão chocante quanto o fato em si. Isto, em plena hora do almoço. Como não bastasse, alguns canais (todos as tv's locais são ligadas a grupos políticos) usaram politicamente do fato, jogando indiretas a um ou outro "responsável" pelo incidente.

Há muito tenho repúdio pelo pseudo-jornalismo local, principalmente pela hipocresia demonstrada pelos seus "comunicadores" e a nojenta briga política pedreirense, mas este tem se intensificado desde uma cena que presenciei na Delegacia de Polícia Civil de Pedreiras em maio deste ano: estando lá para retirar um 'nada consta' de antecedentes criminais, vi que "jornalistas" de todos os canais locais ficavam lá, de 'plantão', esperando que algo acontecesse para que fosse noticiado em seus programas. Diante da falta de um acontecimento relevante, um "repórter" de uma TV trizidelense virou-se para o colega de uma TV pedreirense e disse: "Poxa, tem dia que não acontece nada!"


PQP³!!!!!!! Desrespeitar o sofrimento alheio é um horror, mas TORCER para que uma ocorrencia polical aconteça é o FIM DA PICADA!!!

O pior é ver as autoridades públicas totalmente indiferentes aos absurdos que a tv local comete. Mostrar cenas como essa na TV é no mínimo uma infração. Tudo isso patrocinado pelo lucro das empresas que pouco importam-se com que tipo de conteúdo associam suas marcas.

Absurdo!

Um comentário:

  1. Lembro-me dos vídeos que assisti sobre um acidente que ocorreu no trajeto Bernardo-Pedreiras que matou uma menina e deixou muitos feridos. Em vez de ajudar, a mídia buscava encontrar cenas trágicas, mas de um modo tão ignóbil, tão cru, tão na cara do "eu preciso da sua audiência" que senti uma repulsa profunda. O jornalismo no Brasil morreu há bastante tempo.

    ResponderExcluir