terça-feira, 11 de setembro de 2012

Promessas...

Pra quem é eleitor em Pedreiras tá difícil escolher um candidato baseados em suas propostas. Isto por que até agora não houve uma só oportunidade para um debate de propostas. É foguete pra cá, carreata por lá, cartas enigmaticas aqui, carro de som alí e objetividade que é bom: nada!

Como diria um amigo meu, "indo de revestrés" na campanha eleitoral, fui eu atrás de saber o que Simplício, Totonho e Walber tem a oferecer caso eleitos. As propostas estão disponíveis no Divulga Candidato do TSE e podem ser acessadas por qualquer um.

A PROPOSTA:
Quanto ao formato das propostas dá pra destacar algumas características dos textos:
- Totonho parece tê-lo feito por mera burocracia. A proposta tem pura e simples UMA PÁGINA. Tudo muito por cima, nada explicado.
- Walber, após uma aula de geografia no início, com um monte de dados sobre a cidade dá uma ideia de continuidade do governo Lenoilson, reflexo da finada aliança, e assim como seus concorrentes também é muito pouco claro em suas propostas.
- Simplício faz questão de demonstrar seus contatos em Brasília e dos três candidatos é o que mais abre a torneira de promessas.

AS PROMESSAS:
Queria eu viver na Pedreiras prometida por nossos candidatos e tomara que eles cumpram 50% do que está lá. Mas tem algumas coisas que é difícil de engolir e gostaria muito que os candidatos gastassem menos dinheiro com gasolina e mais com o esclarecimento desses pontos:
- Todos os candidatos prometem escola em tempo integral, sendo que Walber cita até qual será ela: Janoca Maciel. Na minha fraca formação em licenciatura (os erros deste texto que o digam) vejo o desafio e a complexidade que seria montar uma escola assim: estrutura, pessoal, dinheiro, currículo... Taí que eu queria ver o que os três tem em mente para pôr isso pra funcionar!
- Outro ponto em comum no "promessômetro" é a construção de diversas estruturas pela cidade. Entre outras coisas, complexos esportivos são os mais citados, Simplício promete um parque de vaquejadas, Walber promete um parque industrial e Totonho promete "bairros populares" (sic).
Como já havia dito nesse artigo, o município não dispõe de terrenos. Praticamente toda a terra pedreirense é particular. Gostaria de saber onde estas obras "faraônicas" seriam construídas...
- Em comum, também, encontram-se as promessas de reorganizar o trânsito. Como esse "milagre da organização urbana" seria feito, porém, ninguém fala.

Além destes gostaria de saber do sr. Totonho:
- O que pretende fazer com os desempregados da CAEMA no caso da criação de um SAAE?
- Como a prefeitura subdisiaria crédito para agricultores?

E do sr. Walber:
- Como seria esse sistema de trasporte urbano de Pedreiras?
- Como o projeto "Água Viva" funcionaria junto aos outros municípios banhados pelo Rio Mearim?

E do sr. Simplício:
- Como seria feita a "Drenagem Profunda" do rio pra evitar as enchentes?
- De onde viriam os notebooks que a prefeitura doaria a todos os professores e alunos do Ensino Fundamental maior?

E a questão mais importante: De onde os senhores candidatos tirariam dinheiro pra TANTAS e TAMANHAS obras e projetos na cidade?

Tantos outros pontos destes documentos poderiam aqui ser discutidos, mas tenho uma ideia melhor: entre propagandas e businas, bem que uma sabatina ou um debate entre os três seria um bela oportunidade para o eleitor... Tá lançado o convite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário