sábado, 8 de setembro de 2012

São Luis 400 anos: mais a lamentar do que a comemorar.

Nos 400 anos da capital do meu estado só consigo ficar triste por ela. Sei que talvez seja apenas minha tendência a ver o lado ruim das coisas. São Luis é naturalmente bela e historicamente interessante mas é extremamente mal cuidada. No centro histórico, seu grande cartão postal, devemos procurar andar no meio da rua, porque é um perigoso que um pedaço daqueles casarões venha a cair em nossa cabeça. Lá existem 3500 deles, mas poucos são bem conservados. Quando passei por lá na última segunda (3), lembro de ter visto uma placa de "vende-se" em um deles e pensei: quem vai querer comprar aquilo, se não puder derrubar pra aproveitar ao menos o terreno?


Outra coisa de entristecer o ludovicense é a situação das praias. Não são raras as notícias sobre a péssíma qualidade das águas. Esgotos a céu aberto que passam pelo meio da cidade deixando-a com um cheiro muito desagradável e que são lançados no mar. É tanto esgoto que até as areias devem ser evitadas.

E ainda temos os problemas urbanos enfrentados por muitas capitais, mas intesificados em São Luis: o trânsito caótico, a sujeira das ruas, uma cidade que tem vocação pra se pichar, saúde horrível, inseguraça pública... E nosso principal cartão de visitas é o aeroporto mal cuidado que mesmo após um looooooonga reforma tem aparência sucateada.

Pelo menos hoje teremos Roberto Carlos ao vivo e de graça, na Lagoa da Jansen, aquela do cheiro horrível no fim da tarde...

Tomara que o rei traga uma máscara....


Nenhum comentário:

Postar um comentário