quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Necessária, mas nojenta...

A democracia é algo extremamente importante. Como sociedade diversa e ampla, o processo democrático é a única forma de garantir que todos tenham participação na vida sociopolítica.

Não nego isso.

Mas me sinto enojado quando chegamos a anos eleitorais. Não pelo que disse acima, mas sim devido a como as pessoas levam o processo eleitoral: um enorme jogo de interesses que junta pitadas de fanatismo, baixaria, falso moralismo e outras tantas coisas.

Em Pedreiras, por exemplo, tem estômago forte quem consegue assistir a programação local. TODOS os telejornais são claramente tendenciosos, defendem candidato x ou y, fazem questão de detonar com os opositores e ainda posam de imparciais, isentos.
Típico politiqueiro pedreirense

Nas ruas, nem futebol acirra tantos os ânimos como a questão política. As pessoas chegam a brigar, criar intrigas e formar inimigos ao defender/atacar pessoas que às vezes sequer a conhece.

TUDO vira politicagem > "Homem tropeça e cai joelhos em rua do centro" (notícia hipotética). Pode ter certeza, virão mil comentários sobre como a culpa da queda foi do Lenoilson, ou do Raimundo Louro, ou do Totonho Chicote, ou A ou de B ou C... E Trizidela do Vale não é diferente.

A blogosfera infelizmente vem aumentando a baixaria através do anonimato. Qualquer um pode colocar um pseudônimo e jogar ainda mais porcaria no chiqueiro. Xingar fulano, caluniar beltrano, transformar o "Demônio Cicrano" num anjo...

Como conseguem transformar o espetáculo da democracia nisto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário