sábado, 24 de dezembro de 2011

Comprem aqui um ingresso para o parto de Cristo!

O título acima foi propositadamente (peço perdão a Deus por isso) provocativo. O que é o Natal hoje para o ser humano? Ceias, presentes, decorações... a lista é enorme.
Vou exemplificar a dimensão do Natal na vida das pessoas através de dois exemplos:
Não é esse o dono da festa!

1 - Sou expectador assíduo de telejornais. Acompanhar as notícias nos liga ao mundo, algo fundamental para qualquer um. Ontem, olhandos os noticiários, vi diversas reportagens sobre o natal. Todas com matérias como "Presentes em Nova York pela metade do preço", "Shoppings abertos a noite toda", "Serviço aéreo americano cria site para rastrear o trenó do Papai Noel", etc... Para não dizer que não ouvi uma vez sequer uma menção ao fato de ser a comemoração do nascimento de Jesus, uma reportagem sobre "Locais Turísticos" em Manaus mostrou uma peça sobre o nascimento do Cristo que é feita no centro da cidade.
Chamou-me a atenção uma frase do jornalista William Waack, que no Jornal da Globo disse: "Se a felicidade de um povo é medida através do consumo, o povo brasileiro está feliz neste natal.

2 - Consumo é exatamente o segundo exemplo. Aqui em Pedreiras, como em quase todo outro lugar, é visível a propaganda que se faz em torno do Natal, todas elas de cunho consumista. Vitrines iluminadas, vendedores apostos e uma multidão de gente que sequer lembra porque existe esta data. O dinheiro, a vaidade e o supérfluo enterrando a manjedoura do Menino Deus pra debaixo do tapete.
Imagem de uma vitrine qualquer em uma loja qualquer meramente ilustrativa

Não estou dizendo que é ruim ou errado trocar presentes e fazer ceias. Ao contrário. O momento de alegria e união é reforçado por estes hábitos. O problema é que colocamos isto como essencial.
Em nossa vivência cristã, vivemos na espera do retorno de Nosso Senhor. Este retorno em nada difere, teologicamente falando, de Sua primeira vinda, e esta primeira vinda é a garantia e esperança que temos no cumprimento de suas promessas. Hoje, nos vemos como os hebreus que outrora esperavam o Salvador. Por isto a importância de celebrar esta data, mesmo não sabendo extamente qual é a verdadeira data do nascimento de Jesus.
(Ainda acha que 25 de dezembro é a data do nascimento de Jesus? Dá uma olhadinha aqui e entenda porque celebramos nesta data mesmo sem saber ao certo qual a data certa.)

O Natal é, acima de tudo, a festa da simplicidade.
Bem diferente da vitrine lá em cima, hein?

Enfim, façamos nossas festas, comamos nossos perus, mas lembremos do real "Espírito de Natal" e enchemo-nos da esperança surgida através da palavra do Messias: "Eis que estou convosco até o fim dos tempos".


Natum Videte Regem Angelorum
Venite Adoremus Dominum

Nenhum comentário:

Postar um comentário