sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O que é melhor: beleza ou conteúdo?

Ai ai ai... minha cabêça dói um pouco depois de ter ido parar na "Quinta do Real" durante meu aniversário. Mesmo assim vou escrever o post de hoje. Vai que alguém lê...

Se você acha que vou falar de relacionamentos, pessoas bonitas ou feias e tralalá, melhor você ir visitar um site de mulher fresca. Vou falar de três situações onde vejo que a beleza é posta como essencial, prioritário e indispensável através de três coisas que observei ultimamente no meu dia a dia e que nos leva a relfetir.

A primeira delas é sobre a música.

Há muito tempo as letras deixaram de ser importantes nas músicas. A música "bonita" é aquela que tem um bordãozinho bem fácil de aprender e que fica martelando na nossa cabeça o dia todo. A música "boa" é aquela com um ritmo dançante, daqueles que só de ouvir dá vontade de descer até o chão... O conteúdo, ah o conteúdo... esse é dispensável, careta...

"Sou assim, viro as noites num bar. Se quiser me amar, tem que se acostumar com meus defeitos..." (Letra de uma música de forró, o estilo musical mais massacrado pelo culto à beleza ou a futilidade)
 Mais interessantes são aqueles shows onde o próprio fã alucinado admite que não entende o que está sendo cantando, seja porque a letra confusa, com frase que não tem nada a ver com a anterior, ou porque o barulho (vulgo: som) é tão mais valorizado que a voz, que o vocalista vira só peça de enfeite no conjunto, ninguém precisa ouvir ou saber o que ele está cantando. (Talvez isso explique os cantores horríveis que temos por aí).

 "Minha pedra é ametista, minha cor o amarelo, mas sou sincero, necessito ir urgente ao dentista" (Esse cara precisa ir urgente é a um psicólogo. Que letra sem pé nem cabeça é essa?)
Aqui na minha cidade está acontecendo um festival de música popular. Bons cantores em bons arranjos com boas - a maioria das vezes - letras e pouquíssimos espectadores. E olha que é entrada franca. Se fosse o MC Phodão tocando créu a noite toda, o local estaria lotaaaado.

Infelizmente, se alguém escutar você ouvindo um Vinícius de Moraes ou algo parecido, você pega logo fama de antigo, careta, baitola... O mundo hoje é o mundo do vazio, das aparências...

Eu não preciso comentar isso. Preciso?
Fenômeno parecido a gente vê na televisão. O que é que dá mais audiência? Programação (deesculpe a palavra, mas eu tenho que dizer) escrota, sem nada a acrescentar. Entrenenimento barato.

Ok, ok. Eu concordo que entrenimento também faz parte da  vida das pessoas e etc e tal e tal e etc, mas a sociedade moderna só dá valor ao que é lixo, dispensável. A melhor programação da TV aberta brasileira está nas tvs de menor audiência. A discrepância é ainda maior quando comparamos o gosto do telespectador brasileiro com o gosto de sociedades mais "evoluídas" ou de "primeiro mundo". Só assistimos porcarias, nada de cultura, nada de educativo, na de inteligente.

As próprias palavras "cultuta", "educativo" e "inteligente" soam rídiculas na cabeça da maioria das pessoas. Até as crianças de hoje já não assistem nada que preste.

Este programa é engraçado, educativo e dá 0,4 de audiência. (Fonte: Ibope/Painel Nacional de Televisão)
Este programa é divertido, estimula a constante competição, em nada educa as crianaças e tem 9 pontos de audiência. (Fonte: Ibope/Painel Nacional de Televisão)
Esse padrão envolve tudo: a música, as artes, a tv, a moda, a igreja... Epa! Peraí! A igreja?????

Atenção. Futebol, política e religião é algo controverso. Se você não concorda com esse artigo, respeite quem concorda. Se acha que não vai concordar então nem continue...

Quem sabe o mínimo de religião cristã, sabe que o objetivo das igrejas é levar a palavra de Jesus, o filho de Deus, plantando a semente do Reino de Deus nos corações dos homens. Quem é católico, vê na igreja o corpo daquilo que Cristo é a cabeça. Só que eis que a igreja é formada por homens e os homens... já sabe né?

As igrejas, primeiros as protestantes e mais recentemente as católicas, transformaram a religião em um jogo, onde o objetivo final é angariar fieis. A quatidade... Qualquer evento religioso tem o sucesso medido através dos números: "aquele show evangélico foi um sucesso, tinha trocentas mil pesssoas"; "oh, que procissão maravilhosa, tinha caralhocentas mil pessoas"... Se tal evento produziu frutos de fé... bem... isso é o de menos.
De um lado a igreja tal, do outro, a igreja tal. Quem vai vencer?
Também me deixou preocupada a recente "Missa da Timbalada" em nossa cidade. A bela missa atraiu centenas de jovens à Igreja que no domingo seguinte não contava com a metade do público para a missa de Natal, A MISSA DE NATAL!!!!. Como não achar que estes jovens foram atraídos pela beleza ao invés da fé?

Os fariseus crucificaram a Cristo por não acreditar que o prometido salvador viria de uma virgem pobre e nascido em um estábulo. Nós o crucificaríamos novamente por ele não vir em cima de um trio elétrico. Foi-se o tempo em que as pessoas se adaptavam ao plano de Jesus. Hoje, Jesus tem que se adaptar ao gosto das pessoas. Cada um com seu Jesus pessoal, egoísta, individualista, divertido...
Sim leitor, esta mulher está distribuindo a Santa Comunhão de peruca rosa e chifrinhos do diabo na "Missa de Halloween, em Oregon, EUA".
E você. O que achou do artigo? Também acha que o ser humano está cada vez mais fútil? Deixe seu comentário.

P.S. Estava eu olhando materiais para esse post quando quase caí pra trás de susto e uma certa tristeza quando me deparei com isto.

2 comentários: