terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quem será o Tiririca da política pedreirense?

Quando criei este blog, há distantes 4 dias atrás, estava disposto a não citar a política pedreirense, mesmo no "cabalístico" ano de 2012. Por dois motivos: 1 - tenho um certo asco da política local, suja e irritante; 2 - blog pra falar nisso não falta, pra que mais um?

Mas lembrei-me que há quase um ano atrás tomava posse na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal mais votado do país, Tiririca. Hoje, Tirica ainda é motivo de polêmica: não faltou a uma sessão deliberativa sequer em 2011 e participou de 51 da 58 reuniões da comissão de educação e cultura da qual faz parte. Além da assiduidade, o parlamentar do PR-SP é defensor ferrenho de projetos de defesa e integração dos artistas circeses, classe da qual fez parte na infância e recentemente tem participado de um projeto para a popularização dos museus encabeçado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram).

Por outro lado, há quem ache que este tipo de trabalho para pequenas minorias não justifica 1,3 milhão de votos e que a presença do palhaço no congresso foi um ridículo voto de protesto de brasileiro.

Saindo do mérito da produção ou falta dela de Tiririca no legislativo, não se pode negar que o deputado que prometeu que "pior que estava não ficava" representou uma altenativa ao mesmismo da política. Em Pedreiras, sai eleição, entra eleição e, apesar de um ou outro rosto novo a cada novo pleito, temos aquela impressão que tudo é "mais do mesmo": a mesma estrada Pedreiras-Joselãndia, as mesmas ruas para asfaltar, as mesmas pontes pra contruir, a mesma saúde pra melhorar, e piriri e pororó...
Lembra do Felizberto? "E piriri, e pororó"

A política pedreirense precisa de uma mudança, mas não de rostos e sim de estilos, de mentalidades, de ideologias. Talvez o que precisamos é até mesmo de um Tiririca, porque as coisas por aqui, mais chatas do que já estão, dificilmente ficam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário