terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Passar em concurso público não é impossível

Hakuna Matata, senhores leitores.

Ainda em clima de 2011, não posso deixar de dizer o quanto foi interessante este ano pra mim. Passei em 3 concursos públicos, tecnicamente 4. Com essa minha experiência nas temidas provas me acho qualificado pra dar algumas dicas pra quem quer fazer concursos futuramente, a começar pelo cobiçado INSS no próximo dia 12 de fevereiro.

Estudar é fundamental, mas não indicaria aquela coisa de estudar até se matar. Isso deixa a gente estressado, ansioso, com aquela sensação de "eu estudei e tenho obrigação de passar nesse concurso". Isso, na hora da prova, é certeza de branco. E o por vem depois: aquela sensação de que tudo que você estudou não serviu  pra nada e você ainda perdeu o dinheiro da inscrição.

O correto é estudar sem muita esganação: pega a apostila em um dia, lê algumas páginas, pega no outro dia e por aí vai... Assim sem muito compromisso. Quando você for fazer isso pela segunda vez, verá que se lembrará de um monte de coisa.

Essencial também é ficar bem informado. As provas de atualidades, informática e português (que envolve muita interpretação de texto) tem muita coisa que saem nos telejornais.

No dia da prova, concentração é fundamental. Acredito que deve ser engraçado pra quem vê a forma como faço a prova: eu tampo os dois ouvidos, até o barulho do ventilador me irrita. Leio com calma cada pergunta, a última coisa que penso é no tempo de prova. Leio, passando a ponta da caneta conforme vou ditando as palavras pra mim mesmo. Não tenha pressa! Se você não souber de cara a resposta, não desista. Muitas vezes a resposta da questão está no próprio enunciado.

Quando for passar de uma disciplina pra outra (matemática pra específica por exemplo), pare, respite, limpe sua cabeça da prova anterior, peça pra ir beber água mesma que não esteja com sede, e faça as questões seguintes como se tivesse começando a prova naquele momento.

A tão temida prova de matemática exige mais raciocínio do eu estudo propriamente dito. Sempre que eles pedirem um valor pra alguma coisa tranforme em "x", e aí tente montar a equação. PENSE. Isso alí vale um bom salário e estabilidade. Não caia naqueles truques que não levam a nada, tipo: das últimas alternativas nenhuma foi "C" então vou marcar esta como "C", ou vou marcar tudo "B", alguma vou ter que acertar. ¬¬

Não caia naquele pensamento de: "eu não vou fazer esse concurso, tem muita concorrência, etc, etc.". Meu fii, se você não fizer, nunca vai passar! Se tem 7 vagas (no concurso do INSS, por exemplo) alguém vai ter que preencher uma delas. E poderia ser você.

Não esqueça: todo mundo está na mesma situação que você, o controle do seu emocional, seu conhecimento prévio e sua capacidade de pensar é que vai ditar o resultado do concurso e não os trocentros reais gastos numa infinidade de cursos.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário