segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os anos 90 estão de volta... Ow quem dera!

Oia eu furando mais um dia de posts aí... Falei que não ia ser diário! Virada do ano é assim: comemorações e dormidas se intercalam e o dia 1° de janeiro geralmente passa desapercebido. Mas vamos que vamos...

A última semana do ano é uma virada dupla pra mim. Além do ano, vira minha idade também, já que meu aniversário é no dia 29. Essa mudança, mesmo que seja só temporal, humana, desperta em mim um forte sentimento que em menor intensidade sempre me acompanha o restante do ano: a nostalgia.

Nostalgia é aquela saudade do passado, aquela sensação de que antes tudo era melhor. O nostálgico se apega às coisas que lembram esse passado: objetos, vídeos, músicas, pessoas... Talvez a principal diferença entre a saudade e a nostalgia é o fato de que quando nos aproximamos do objeto de nossa saudade ela acaba. Já a aproximação de algo que lembre fases anteriores da vida só aumenta o querer voltar.

A nostalgia porém pode ser apenas uma ilusão: a vida turbulenta, as dificuldades, as responsabilidades do dia a dia, o cansaço e o medo do futuro são coisas que fazem parecer que antes tudo era mais fácil, todos eram mais felizes. Porém, nem sempre isso é verdade. O passado realmente era feliz? Ou só temos a vontade de escapar da nossa atual realidade?

O youtube é um banquete pros nostálgicos: músicas e vídeos pra lembrar a infância de quem nasceu depois da criação do videotape. Nostalgico de carteirinha, durmo tarde navegando por estes videos. Olha só o que encontrei pra quem viveu a maravilhosa década de 1990:

TV Globo: Abertura da TV Colosso (1993): "Atención tê na horra de matarra fomê, tá na messs pessoal"

TV Cultura: Doug Funny (1996): "E Paty, você é minha maionese ow ow ow"


SBT: Disney Club (1997): "Cruj, cruj, cruj, tchau!"


TV Manchete: Kamen Rider Black RX (1995): "Heinshin!"

SBT: Fly, o pequeno guerreiro (1998): "Lutar contra as forças do mal"

4 comentários:

  1. gosto muito dos seus textos...Continue assim... vc tem futuro!!! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Obg Dayzinha. Volte sempre por aqui para acompanhá-los!

    ResponderExcluir
  3. kara relembrei a minha infÂncia por alguns minutos, assistia todos estes desenhos. Pensava q só eu q assitia o Doug. kkkk... parabéns vc é bem criativo em seus textos.

    ResponderExcluir